- Área: 75 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Daniela Ometto
-
Fabricantes: Aplicadora RJ, Art & Inox Serralheira, Clodomar Mármores, Marchesini Marcenaria
Descrição enviada pela equipe de projeto. O apto NU está no 15º andar de um edifício dos anos 70, no bairro de Pinheiros. Orientado diante das margens do Rio Pinheiros, o edifício proporciona uma vista panorâmica de São Paulo para o apartamento: ao fundo toda a área de várzea é enquadrada entre o Pico do Jaraguá, ao norte, e a Serra de Paranapiacaba, ao sul; gradualmente, em primeiro plano, edifícios que retratam o processo de verticalização do bairro completam a paisagem. Dessa forma, a cidade se mescla com o interior do apartamento.
Por ser na cobertura, o apartamento tem configuração diferente das demais unidades do prédio. A varanda acompanha todo o comprimento da planta, abrindo-se para todos os cômodos – quarto, sala, cozinha e lavanderia – com exceção dos banheiros. Para tirar proveito dessas relações, foram demolidas as duas paredes remanescentes da planta original. Essas dividiam o quarto da sala e a cozinha da lavanderia.
Foram substituídas por duas estantes dupla face que, além de serem mais transparentes e garantir maior permeabilidade visual e interação entre os espaços, auxiliam as necessidades de cada ambiente. Uma das novas divisórias possui uma parte em marcenaria que amplia a área de armazenagem do quarto e oferece à sala uma tela branca para projeção, dispensando a necessidade de uma televisão. A outra parte em serralheria, similar à que divide a cozinha da lavanderia, completa a composição da peça abrindo estantes para ambos os lados.
A intenção de fazer do apartamento um só cômodo foi compatível com os desejos da nova moradora que iria ocupá-lo sozinha, com poucas restrições quanto à privacidade dos espaços. Nesse sentido, com a utilização de poucos materiais, em tonalidades claras, foi possível criar uma unidade visual e aumentar as sensações de luz natural e amplitude dentro da área interna de 58m2. A combinação de pisos como o taco de madeira - proposto para o quarto, sala e cozinha - e o deck também de madeira – proposto para a varanda –, estabelece uma relação de continuidade entre a área interna e externa.
O piso em granilite – utilizado nas áreas molhadas: banheiros e lavanderia – estabelece um diálogo com o piso original das áreas comuns do prédio. Também em granilite, a bancada da varanda, espelhada à bancada da cozinha, abre a possibilidade de outra interação entre quem está do lado de dentro e quem está do lado de fora. A relação entre a sala e o banheiro principal se dá de forma atmosférica. O rasgo que compõe a parede da sala, leva iluminação natural ao banheiro durante o dia e, durante a noite, através de um néon rosa, colore todos os ambientes.